Realmente compensa Abrir uma empresa No Meio Da Queda Política?

15 Blogs E Programas De graça Pra Desenhar : o clima político ainda mais tenso, com a expectativa de impeachment da presidente, pode adiar teu negócio? São Paulo - O Brasil está imerso em uma queda política neste momento faz qualquer tempo. Na próxima semana, todavia, o clima ficará ainda mais tenso: a votação sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff será feita por uma comissão especial no dia seis de maio. Se aprovado, o pedido irá para o Senado. Mas, será que toda essa instabilidade pode fazer com que o futuro empreendedor tenha que adiar o sonho de abrir tua própria empresa?

Eduardo Coutinho, coordenador do curso de administração do Ibmec/MG, ressalta uma consequência específica do impeachment no curto período, que imediatamente adiantamos: o acréscimo do nível de instabilidade no Brasil. “Nós temos um nação em crise econômica e que só sairá dela quando essa crise política foi resolvida. Eu avaliaria a situação com muito cuidado”.

Advertisement

Contudo, poderá ser um ótimo instante para estruturar seu negócio e fazê-lo funcionar, diz o docente. Isso já que o empreendedor neste momento sai pela frente de uma futura concorrência, que só irá mostrar-se depois da passagem desta crise. Antes que a pequeno luta o incentive a abrir as portas, mas, analise o comportamento do seu futuro consumidor.

“As pessoas em geral estão preocupadas e menos dispostas a ingerir. Existe um transtorno emocional pela população, que vai da euforia ao desespero em pouquíssimo tempo”, declara Alessandro Saade, docente do MBA em Innovation Management da Business School São Paulo (BSP). O professor admite que isto não impossibilita que as pessoas consumam, mas as faz modificar hábitos.

“Elas são capazes de preferir um território mais simples ou trocar produtos caros por outros de pequeno custo. O senso de oportunidade é essencial deste instante: se você a encontrou, aproveite que o valor do aluguel do instrumento e do aluguel baixou e monte seu negócio. Pra Marcus Quintella, coordenador do MBA de empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é preciso destacar incerteza política de recessão econômica.

Advertisement

Mesmo que as duas estejam relacionadas, os eventos políticos do impeachment são muito mais pontuais do que a recessão. Contrário dos trâmites no Congresso, os regulamentos da economia não mudam em somente novas semanas. “O impeachment é praticamente o fechamento do momento da queda política, e isso pode talvez conduzir a uma alteração na crise econômica, em tese.

Segundo o docente, muitos empreendedores acabam fragmentando Como Criar Avatar Online Pro Facebook, Twitter E Novas Redes sociais , pelo motivo de descobrem que o mercado está descomplicado. “Na verdade, há muita briga e o mais potente acaba engolindo aquele que está menos preparado. Sim, prontamente é um estágio delicado, com o dólar e as taxas de juro. Resumindo: a instabilidade do impeachment não evita que ninguém abra um negócio, desde que você esteja preparado e conheça do seu negócio - um conselho que vale pra cada assunto econômico, político ou social.

Advertisement

“Pergunte-se: o produto ou serviço que eu estou montando atende uma necessidade não resolvida do mercado? Tenho a know-how técnica pra isso, seja comigo ou com meus funcionários? O público-alvo tem aderência ao produto ou serviço que eu criei? A demanda é pontual ou poderá perdurar? Isto tem rentabilidade, inclusive na recessão? Essa construção tem condições de ser escalável - de crescer rápido após o final da recessão? ”, pontua Saade, da BSP. Quer dizer: é preciso preservar a frieza nos números e assim como pela gestão do negócio.

“Planeje seu futuro e aposte em mercados adequados. Não existe espaço pra futurologia. O principal ponto de abertura de um negócio é perceber sua frente de atuação”, completa Quintella, da FGV. “Isso está no estudo de mercado, que fica dentro do plano de negócios. Além do mais, Conheça 10 Rituais Tradicionais De Passagem De Ano Ao redor Do Mundo do seu investimento pode demorar mais do que o esperado por conta da instabilidade. Deste modo, guarde dinheiro a mais para bancar o começo da organização. “Depende muito da área onde ele vai atuar, se há recessão na busca ou não. Porém, se o empresário monta um negócio pra afastar sustento dele, poderá notar a pressão quando o repercussão não vem na hora.

Share This Story

Get our newsletter